Primeira parcela do 13º dos aposentados sai na folha de agosto

13º-salário-do-inss-1A pressão dos aposentados do INSS para receber a primeira parte do 13º salário antecipadamente surtiu efeito. O governo informou que irá manter o cronograma de pagamento em duas parcelas. De acordo com fontes palacianas, o decreto autorizando o crédito antecipado já teria sido encaminhado à presidência da República.Faltaria o presidente interino Michel Temer (PMDB) assinar a medida para publicação no Diário Oficial da União.
O Ministério da Fazenda confirmou que o pagamento será antecipado este ano. Será na folha de agosto,  entre os cinco últimos dias úteis daquele mês e os primeiros cinco dias úteis de setembro.
O governo Temer enfrentava fortes resistências dos aposentados com a possibilidade de não haver a antecipação este ano. Entidades de representação ameaçaram organizar protestos e ocupar agências do INSS em todo o País para pressionar. Dirigentes das entidades entregaram no começo deste mês um documento, durante reunião do Conselho Nacional da Previdência, cobrando posição sobre a antecipação do abono natalino.
O sindicato nacional da categoria, da Força Sindical, também pressionou o governo e o presidente licenciado, João Batista Inocentini, revelou que entraria com ação no Supremo Tribunal Federal para garantir o crédito na folha de agosto, caso a resposta fosse negativa. Na segunda-feira, ele esteve com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o questionou em relação à antecipação.
Desde 2006, os mais de 30 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS recebem a primeira parte do 13º antecipadamente. A medida foi adotada após acordo entre o então presidente Lula e representantes dos segurados. O depósito da metade do abono passou a ser feito com a folha de agosto, com o crédito começo de setembro.

Compartilhe este post em

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *